sábado, 31 de julho de 2010

OLHEIRAS, SINAL DE CANSAÇO?



Quem nunca teve aquela noite mal dormida e ao se ver no espelho se deparou com manchas arroxeadas ou acastanhadas ao redor dos olhos?



Pois bem, são as famosas olheiras que bastam poucos segundos para aparecer e parecem durar uma eternidade para sumir.




As causas mais prováveis para o seu surgimento são a falta de sono, stress, cansaço, pele das pálpebras muito finas ou até algumas doenças como enxaqueca, alterações de hormônios da tireóide, alterações nos rins e fígado.




Podem aparecer em qualquer sexo e idade, sendo mais comuns após os 25 anos. Cerca de 90% dos casos estão ligados a uma herança familiar, principalmente entre descendente árabes e latinos.




Por isso é tão difícil encontrar um tratamento eficaz para elas. Porém, pode-se realizar algumas coisas para se tentar minimizar o seu aparecimento, como:




. Programe dormir sempre no mesmo horário




. Evite cigarro, café, chá preto e álcool principalmente antes de dormir




. Não coma alimentos de difícil digestão




. Mantenha o quarto escuro e de preferência não fique com a TV ligada




. Tente relaxar








Além disso, pode-se associar o uso de compressas embebidas em chá de camomila gelado.




O uso de corretivos também ajuda a disfarçar.




Massagens circulares com cremes hidratantes com proteção solar próprios para a área dos olhos e alguns cremes à base de ácido retinóico, vitamina C, antiinflamatórios e clareadores , sendo que esses devem ser prescritos por um médico, também auxiliam no tratamento.




Nos consultórios pode-se fazer alguns tratamentos com cremes despigmentantes ou peelings químicos associados a aparelhos que massageiam a região, estimulando a sua circulação.




Procure um médico para pesquisar se há alguma doença que possa estar relacionada à elas.




E não esqueça de mudar seus hábitos alimentares e seu modo de vida, buscando sempre uma alimentação mais saudável e uma diminuição do stress.