quarta-feira, 6 de abril de 2011

LIPOMAS


Os lipomas são células benignas de gordura englobadas em uma fina cáspsula localizados no subcutâneo.

Podem ser encontrados em quase todos os locais do corpo, principalmente em braços, pernas, dorso, abdomen e pescoço.

Podem surgir mais de um lipoma por indivíduo, e nestes, casos, geralmente são hereditários, atingindo principalmente os homens.

São lesões indolores e apresentam tamanhos variados. Têm crescimento lento e ficam localizados logo abaixo da pele. Se houver um crescimento extenso podem comprimir músculos e nervos e assim tornar-se doloridos à palpação.

São nódulos móveis e de consistência pouco endurecida, ficando algumas vezes estáveis e sem alteração de crescimento por longos anos.

São diagnosticados por visão direta pelo exame clínico e também pela ultrassonografia de partes moles.

O tratamento é basicamente cirúrgico, onde é feita a excisão completa do lipoma. A cirurgia é indicada somente em casos de dor, aumento excessivo de tamanho ou, se o paciente preferir, por questões estéticas. 

12 comentários:

  1. Olá gostaria de saber se posso realizar drenagem linfatica ou outra masagem nos locais onde tenho lipoma? obrigada thaty

    ResponderExcluir
  2. Thaty,
    O lipoma é uma tumoração localizada e não se "espalha" com facilidade. Você pode sim fazer massagens no local, tendo em vista que o lipoma não vai sumir.

    ResponderExcluir
  3. dra.tenho varios lipomas pelo corpo + muitos mesmo e fico muito incomodado com esta situaçâo existe maneiras de cirurgias a lezar e se vc atende pela unimed um abraço ..batista moro aki em campo grande ms

    ResponderExcluir
  4. O único método de retirada de lipomas é através da cirurgia convencional. Quando se tem muitos lipomas pelo corpo não há a necessidade de se fazer a retirada de todos, uma vez que não é uma tumoração maligna. Realizamos apenas a exerese dos que estão incomodando mais, pois caso contrário a pessoa ficará cheia de cicatrizes.

    ResponderExcluir
  5. Tenho um lipoma nas costas ,muito semelhante a esse da foto, gostaria de retirar e saber o preço para omesmo

    ResponderExcluir
  6. TENHO UM LIPOMA IDENTICO A ESTE E NO MESMO LOCAL, 8CM MAIS OU MENOS,NA CIRURGIA PARA A RETIRADA, QUAL O TIPO DE CORTE, VERTICAL, HORIZONTAL EM FORMA DE S? E É PRECISO FAZER EXAMES DE SANGUE ANTES DA CIRURGIA, QUAL O PROCEDIMENTO? IOLANDA

    ResponderExcluir
  7. Iolanda, somente após uma consulta é que o médico poderá saber qual o procedimento correto a ser tomado. Os tipos de exames são variáveis nestes casos, e isso depende da história clínica de cada paciente

    ResponderExcluir
  8. Ola Drª Débora eu tenho um limpoma na regiao do meu rosto
    primeiramente gostaria de saber quanto custaria uma cirurgia plástica? para a retirada desse lipoma, e segundo gostaria de saber se isso seria arriscado fazer essa cirurgia? , pois ela fica próximo a boca estou aguardando uma cirurgia do SUS mas tem muito tempo que estou aguardando, e o médico disse que se eu fizesse a cirurgia eu poderia ficar com a boca um pouco torta, tem com realizar a cirurgia sem causar danos?

    ResponderExcluir
  9. Elizangela, somente após uma consulta é que podemos avaliar qual a melhor conduta para o seu caso. O procedimento varia de acordo com cada indivíduo, local e tamanho do lipoma.

    ResponderExcluir
  10. doutora tenho um lipoma de uns 5 cm na região do pescoço lado esquerdo, e como eu tenho Kelóide, gostaria de saber se tem alguma outra maneira de tirar para que a cicatriz fique menor, como por exemplo fazer uma lipoaspiração no lugar ou algum método parecido, me tire essa duvida por favor,

    Obrigado

    ResponderExcluir
  11. ola dr débora tenho um lipoma no pescoço lado direito, após cirugia pode acontecer de ficar com a boca um pouco torta.



    obrigado

    responder

    ResponderExcluir
  12. Olá

    Dr eu tenho um lipoma no pescoço ele deu uma crescida e eu gostaria de tirá-lo mais não gostaria de ficar com cicatriz.
    existe algum procedimento a laser ou algum ponto por dentro ou outro procedimento que naum fique com cicatriz pois já tenho duas cicatrizes e naum gostaria de ficar com mais uma.

    Obrigada.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.