segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

INSOLAÇÃO

O Verão é a época do ano que a maioria das pessoas aproveitam para se expor aos raios UV e tentar "pegar aquela corzinha".

Porém, muitos esquecem de se cuidar e exageram no sol, sofrendo desidratação e queimaduras pelo corpo o que caracteriza a "INSOLAÇÃO".

Quando a pessoa fica muito tempo exposta ao sol apresenta queimaduras na pele que faz com que suas células sejam destruídas e o líquido presente entre elas seja eliminado.

A insolação acomete principalmente crianças e idosos e os principais sintomas são a desidratação, dor de cabeça, tontura, vertigem, falta de ar, aumento da temperatura corporal, mal estar, vômitos e diarréia.

Os cuidados devem ser:
. Evitar tomar sol e praticar exercícios entre 10:00 e 16:00
. Usar sempre um protetor solar (ideal acima de fator15), bonés e óculos de sol.
. Beber muita água.

Engana-se quem acha que ficar embaixo do guarda-sol está protegido. A areia reflete o sol e aumenta a temperatura da pessoa pelo calor, levando a desidratação.

É importante também se cuidar em dias nublados, pois as nuvens escondem o sol intenso, mas a radiação pode chegar até 70% do normal.

Se a pessoa já está com insolação a melhor coisa a fazer é tomar muito líquido durante o dia (Gatorade ajuda bastante a recompor a perda de eletrólitos).

Se estiver com queimaduras pelo corpo o ideal é associar um soro caseiro, usar bastante hidratante pelo corpo (sugiro a vaselina líquida que refresca bastante- evite pomadas e cremes caseiros), tomar banho frio e usar roupas leves.

Faça uma alimentação leve; coma muitas frutas e verduras.

Se mesmo assim os sintomas não amenizarem a melhor coisa a fazer é procurar um serviço médico para receber soro na veia e outros medicamentos que forem necessários.