terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PINTAS (OU NEVOS) O QUE DEVEMOS SABER


Todo ano é a mesma coisa quando chega o Verão.
As pessoas começam a se preocupar com a exposição solar e com o surgimento das pintas ou nevos.

Existem vários tipos de lesões, como as benignas (que não necessitam ser retiradas), as pré cancerígenas (que podem virar um câncer de pele) e os câncers de pele (Carcinoma basocelular, espinocelular e o melanoma maligno, este último mais agressivo).

Mas como saber qual lesão merece uma atenção especial e quando você deve se preocupar em procurar um dermatologista ou um cirurgião plástico?


Existem algumas dicas que você deve observar e saber se sua pinta merece ter um cuidado de um profissional; é a regra conhecida como ABCD:


.ASSIMETRIA:  Observe a forma da lesão. Desenhando uma linha imaginária no meio da lesão cada metade deve ser comparada face a face, e suas duas metades devem ter o mesmo tamanho e formato.

.BORDAS: Irregulares, chanfradas, granulosas ou mal definidas.

.COR: Nevos de duas cores, mal definidos, brancos, pretos ou azuis.

.DIÂMETRO: Se o nevo aumentou de tamanho, coça, sangra ou até mesmo uma lesão que fica sempre com uma "casca" (crosta) que não cicatriza.

Se você apresentar qualquer um desses sinais, isolados ou não, você deve procurar um médico para que ele possa te avaliar e dizer a necessidade de retirar a lesão.
E nunca esqueça de sempre usar um protetor solar e usar roupas para se prevenir dos raios ultra-violetas.