Há hoje em dia no mercado vários tipos e marcas de preenchimentos faciais.
Os preenchimentos, como o próprio nome diz vai "preencher" áreas como sulcos e depressões, por isso são mais indicados para as regiões do sulco nasolabial, e infralabial, o conhecido "bigode chinês".
É um produto sob a forma de gel e também pode ser utilizado para aumentar lábios, preencher as rugas superficiais ao redor deles e corrigir pequenas depressões da face e corpo.
O produto, ao contrário da toxina botulínica, não causa paralisia do músculo e sim o preenchimento das depressões. Devido a isso as rugas dinâmicas não desaparecem com o tratamento; apenas ficam mais amenizadas.
Os preenchimentos à base de ácido hialurônico são os mais indicados, pois causam menor reação ao organismo.
Entretanto, esses produtos são absorvíveis, durando cerca de 6 a 12 meses dependendo da reação do organismo de cada indivíduo.
A aplicação é feita no consultório com anestesia tópica ou injetável local, variando de acordo com cada pessoa e local de aplicação.
O tratamento dura cerca de trinta minutos e como efeitos colaterais o paciente pode apresentar edema (inchaço) e equimose (roxo) na área aplicada cuja duração varia de acordo com cada pessoa.