Quem nunca teve aquela noite mal dormida e ao se ver no espelho se deparou com manchas arroxeadas ou acastanhadas ao redor dos olhos?
Pois bem, são as famosas olheiras que bastam poucos segundos para aparecer e parecem durar uma eternidade para sumir.
As causas mais prováveis para o seu surgimento são a falta de sono, stress, cansaço, pele das pálpebras muito finas ou até algumas doenças como enxaqueca, alterações de hormônios da tireóide, alterações nos rins e fígado.
Podem aparecer em qualquer sexo e idade, sendo mais comuns após os 25 anos. Cerca de 90% dos casos estão ligados a uma herança familiar, principalmente entre descendente árabes e latinos.
Por isso é tão difícil encontrar um tratamento eficaz para elas. Porém, pode-se realizar algumas coisas para se tentar minimizar o seu aparecimento, como:
. Programe dormir sempre no mesmo horário
. Evite cigarro, café, chá preto e álcool principalmente antes de dormir
. Não coma alimentos de difícil digestão
. Mantenha o quarto escuro e de preferência não fique com a TV ligada
. Tente relaxar
Além disso, pode-se associar o uso de compressas embebidas em chá de camomila gelado.
O uso de corretivos também ajuda a disfarçar.
Massagens circulares com cremes hidratantes com proteção solar próprios para a área dos olhos e alguns cremes à base de ácido retinóico, vitamina C, antiinflamatórios e clareadores , sendo que esses devem ser prescritos por um médico, também auxiliam no tratamento.
Nos consultórios pode-se fazer alguns tratamentos com cremes despigmentantes ou peelings químicos associados a aparelhos que massageiam a região, estimulando a sua circulação.
Procure um médico para pesquisar se há alguma doença que possa estar relacionada à elas.
E não esqueça de mudar seus hábitos alimentares e seu modo de vida, buscando sempre uma alimentação mais saudável e uma diminuição do stress.