sexta-feira, 4 de março de 2011

ORTOREXIA: FIXAÇÃO EM COMER BEM


A ORTOREXIA é um transtorno alimentar onde a pessoa tem obsessão em comer comida saudável.

Ela fica tão obcecada pelo que come que leva ao extremo a sua alimentação, controlando exaustivamente os componentes dos alimentos.

Ela observa o conteúdo nutricional de cada alimento, suas calorias, as vitaminas e exclui de sua dieta tudo o que "não é permitido", tornando isso um vício.

Ela inicia impondo limites em sua dieta; evitando carnes vermelhas, açúcares, ovos, leite e gorduras. A medida que a enfermidade vai avançando a pessoa torna-se isolada socialmente e evita comer qualquer refeição preparada por outras pessoas.

Passa a dedicar muitas horas do dia fazendo um planejamento alimentar, se preocupando mais com a qualidade do que consomem do que com o prazer e a necessidade de comer. Muitas delas vivem o tempo todo atrás de produtos ecologicamente corretos.

A ortorexia afeta principalmente adolescente e mulheres.

É uma patologia que leva a níveis altos de dopamina e níveis baixos de serotonina, fazendo com que a pessoa esteja sempre eufórica e com ansiedade.

É comum também apresentarem carência nutricional, pois se preocupam somente com a qualidade do alimento e deixam de ingerir uma variedade de produtos vitais para o organismo.

Como todos os outros transtornos alimentares, a ORTOREXIA é uma doença que tem o potencial de ser muito séria para a saúde do indivíduo e está envolta em problemas de alterações comportamentais, necessitando indubitavelmente de ajuda profissional; neste caso, de um psiquiatra para o seu tratamento.