segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Férias: Atenção Redobrada nas Crianças.


É incrível como mal começaram as férias e meu telefone não pára de tocar: "Dra. tem mais uma criança que se machucou e precisa levar pontos". Essa frase praticamente já virou rotina na minha vida nesses dias de final de ano.
Por isso resolvi escrever algumas dicas para as crianças e mães durante esse dois meses que se seguem...Em primeiro lugar as mães devem ter atenção redobrada quando a criança é muito ativa. Tomem cuidado com braços de sofás, escadas e mesas. As crianças adoram subir nesses objetos e quando menos se espera elas podem cair e bater a cabeça em quinas, paredes ou vasos. Tapetes parecem inofensivos, mas escorregar e quebrar um braço ou uma perna é mais comum do que vocês imaginam.
As tomadas devem ter atenção redobrada, principalmente nos menores de idade. Queimaduras em mãos e lábios são bastante comuns e muito perigosas. Sem falar em panelas com água ou óleo quente no fogão. Definitivamente a cozinha NÃO é o lugar de criança brincar!
Cuidado também com crianças que gostam de empinar pipas. Orientem a ficar longe dos fios e não mexer com material cortante (cerol). Além de cortarem as mãos, já vi muito adulto se machucar por causa de um fio cortante que passou na mão, no braço ou pior, no pescoço.
Nesses dias de muito calor o ideal é hidratar muito a criança. Vale água, chá, suco e frutas. Não esqueçam também de um bom bloqueador solar (de preferência acima de 30) e um boné. Isso é válido também para os adultos.
Na praia, tomem cuidado com alimentos vendidos com ambulantes. Muitas vezes eles são mal lavados e não têm uma boa conservação. Nessa época é muito comum as viroses, com vômitos e diarréias. Atenção também para o mosquito da dengue...não parece, mas ele continua à solta.
Por fim, aproveitem o tempo livre para sair, ir à praia, cinemas, parques, mas saibam que tomar alguns cuidados não faz mal a ninguém, apenas ajuda a prevenir imprevistos e fazer com que as férias se tornem mais divertidas.