quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cuidados com as Mãos


Foto: Divulgação




Normalmente deixada de lado, esta parte do corpo merece atenção especial. Confira os tratamentos especiais para as mãos






Elas normalmente ficam em segundo plano nos cuidados com a estética. E por isso mesmo acabam sendo uma das regiões do corpo que mais ‘entregam’ a idade. Daí a importância em tratar as mãos com a mesma atenção que se trata o rosto. Com a idade, elas ressecam, ganham manchas e perdem o tônus. Para reverter ou ao menos adiar este processo, alguns cuidados são essenciais.






O mais importante deles é a aplicação diária de protetor solar. Assim como acontece com a pele do rosto, a exposição aos raios solares é uma das principais fontes de envelhecimento das mãos. Portanto, não saia de casa desprotegida. O fator mínimo recomendado é 30. Menor que isso os dermatologistas dizem que não adianta.






A partir dos 30 anos, também é recomendado passar cremes com composto antiidade nas mãos. Quem está acostumada a utilizar produtos de limpeza deve redobrar os cuidados com a hidratação, pois eles ressecam e muito a pele.






Quando as manchas já se instalaram, o mais recomendado é procurar ajuda profissional. Nos consultórios, os tratamentos mais comuns para as mãos são:






Laser


É o método de tratamento mais usado para as mãos e o preferido para tirar manchas. O laser, ou luz pulsada, entra na pele e reconhece o pigmento. Em seguida, a pele fica escurecida e mais fina. Com o passar dos dias, ocorre uma descamação na área tratada, que estimula a renovação celular.






Peeling químico


Pode ser realizado com várias substâncias, porém a mais usada é o ácido tricloroacético, que pode estar na forma líquida ou em pasta. O ácido age sobre o local manchado e também há descamação.








Eletrocauterização


Muito usado para lesões com relevo, o aparelho produz uma faísca elétrica que destrói o tecido, formando uma crosta. Ao cicatrizar, a crosta sai e a pele fica normal. Leva anestesia local.


Texto by Terra.