terça-feira, 26 de maio de 2020

CISTO SEBÁCEO OU LIPOMA?

     Muitas pessoas não sabem diferenciar um cisto de um lipoma.  Vamos te ajudar descrevendo as diferenças e semelhanças de cada um:

     Ambos são nodulações benignas que surgem esporadicamente e podem aumentar de tamanho, sem uma causa específica.




     O cisto normalmente origina-se como um "cravo" ou uma "espinha", apresentando uma "massa"  no seu interior. Geralmente aparece um "furinho" por onde sai essa secreção que tem um odor mal cheiroso.

 


  O lipoma é uma nodulação, móvel, que vai crescendo ao longo do tempo, sem saída de secreção.

 

  Ambos são indolores e podem atingir tamanhos variados. Os cistos são mais comuns no couro cabeludo, pescoço, face e dorso. Principalmente em pessoas com pele oleosa e áreas com pelos bastante espessos.

     Os lipomas são mais comuns em dorso, abdomen e membros superiores e inferiores. Podem aparecer mais de um na mesma região e em alguns casos, têm uma origem genética.




    Não é recomendado "espremer" o cisto. Ao espremer, você retira apenas a "massa" e não a cápsula
que o envolve.  Com isso, ele pode inflamar e aumentar seu tamanho, ficando com a pele hiperemiada (vermelha) ao seu redor e podendo levar a saída de uma secreção com pus. Nesses casos, o paciente sente muita dor local, podendo ter febre e evoluindo para um abscesso local.

    Já o lipoma, não infecciona, pois ele é uma massa composta de gordura.

    O tratamento para ambos é a remoção cirúrgica. A cirurgia é recomendada quando se tem aumento de tamanho da lesão ou a nodulação está em algum local que incomode o paciente. No caso dos cistos, recomendamos a sua retirada para se evitar que ele vire um processo infeccioso.

    Na dúvida, procure sempre um cirurgião plástico, que vai te orientar quando operar e qual a melhor indicação de tratamento para o seu caso.


As fotos têm direitos autorais. Não reproduzir.