segunda-feira, 25 de maio de 2020

CONSULTAS EM ÉPOCA DE PANDEMIA.

     Mesmo em época de pandemia devemos cuidar de nossa saúde e para isso devemos ter alguns cuidados quando formos a um consultório médico.

 Primeiramente, o paciente deverá ligar para seu médico e verificar quais os dias e horários que ele está atendendo.
     Alguns médicos estão trabalhando por telemedicina e outros estão voltando aos poucos seus atendimentos em consultório.
     Converse com a recepcionista e siga corretamente as orientações da clínica.
     Não deixe de tomar sua medicação diária. Na dúvida ou falta do medicamento, ligue para o consultório. Com exceção das receitas controladas, a maioria dos medicamentos podem ser prescritos e orientados por receitas virtuais.
     No caso de uma consulta presencial, compareça no dia e horário marcados. Os médicos estão espaçando seus atendimentos de forma a poder atender os pacientes com cautela. Evite atrasos para não atrapalhar a agenda do médico e não ocupar o horário de outro paciente.
     Ande de máscara e só retire se houver alguma necessidade durante a consulta.
     Evite levar acompanhantes, principalmente pessoas da área de risco, com idade acima de 60 anos e crianças.
     Converse apenas o necessário na sala de recepção e tente manter uma distância segura da recepcionista e de outros pacientes, caso estejam presentes.
     Não é recomendado ficar tomando um "cafezinho" ou lendo revistas. Durante uma pandemia, a melhor coisa a se fazer é ser atendido brevemente e logo voltar para casa.
     Caso você apresente sintomas gripais como febre, tosse, dor no corpo e mal estar, ligue para o consultório e remarque sua consulta.
     Não esqueça de lavar constantemente as mãos e usar o álcool gel sempre que possível.
     Se tiver que fazer algum exame laboratorial, ligue para o laboratório para agendar e veja qual o horário de melhor movimento para você poder realizar o exame.
     Cuide-se sempre e com cautela. Na dúvida, entre sempre em contato com seu médico e esclareça suas dúvidas. Evite ir a hospitais sem necessidade. Em breve, tudo voltará ao normal.